O Rio atingiu às 12h35 desta segunda-feira o Nível de Calor 4 (NC4), o segundo mais alto do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo do município, cuja escala vai até o NC5. A marca é inédita desde a criação pelo município do protocolo em junho do ano passado. O NC4 é atingido quando a cidade registra temperaturas entre 40 graus e 44 graus por, ao menos, três dias consecutivos. Entre as ações previstas nessa situação, está a abertura pela prefeitura de 58 pontos de resfriamento, orientação à população para que adaptação das rotinas que demandam exposição ao calor extremo e ao sol e a possibilidade de cancelamento ou reagendamento de eventos de médio e grande porte e de megaeventos em áreas externas. Pela previsão do sistema Alerta Rio, a máxima na cidade pode chegar a 42 graus na tarde de hoje.

No domingo, dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontaram o Rio como a capital mais quente do país com 38,4 graus registrados na estação da Vila Militar. De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, um sistema de alta pressão no oceano favorece a manutenção de uma grande massa de ar quente sobre o estado.

As preocupações de calor no Rio não estão restritas à capital. A secretaria estadual de Saúde emitiu um alerta de “calor extremo” para 17 municípios neste domingo. Na lista há cidades da Região Metropolitana como Duque de Caxias e do interior como São Sebastião do Alto.

O alerta foi emitido pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde às prefeituras dos 92 municípios fluminenes. Segundo o documento, o cálculo para definir o estágio do aviso leva em conta a temperatura média dos últimos 3 dias e compara com o mesmo período de uma série histórica de 10 anos.

Fonte: Extra

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here