As altas temperaturas registradas em todo país não estão dando trégua para ninguém. Como dizem: “está um sol para cada um”. Isso acontece por conta das ondas de calor que assolam a região, temperaturas com máxima acima de 30° e baixa umidade de ar. Em Campos, a previsão, segundo o meteorologista, é de temperaturas ainda mais quentes e sem chuvas. Com o calor intenso, alguns os governos municipais suspenderam até aulas.

De acordo com o meteorologista Carlos Augusto Souto de Alencar, as ondas de calor acontecem por conta de um bloqueio atmosférico. O calor, segundo ele, deve continuar nos próximos dias e sem previsão de chuvas, o que é anormal.

“Está em ação sobre o Brasil um bloqueio atmosférico que é uma massa de ar quente e seca que impede o avanço de frentes frias e a ocorrência de chuvas. Até quarta-feira, a temperatura continuará muito alta na região. Na quinta-feira diminui um pouco mas continuará quente. Não há previsão de chuva para, no mínimo, os próximos dez dias, o que é estranho pois já não chove a três semanas e atravessar fevereiro inteiro sem chuvas é muito anormal”, disse Carlos Augusto.

Temperatura em Campos
Temperatura em Campos / Foto: Rodrigo Silveira

O meteorologista ainda ressalta que as ondas de calor devem continuar nos próximos dois meses. A preocupação fica por conta do inverno.

“A previsão é que teremos mais ondas de calor pelo menos até abril. Mas a intensidade dependerá de uma série de fatores climáticos. O inverno me preocupa porque, se a seca já está se apresentando em pleno fevereiro, podemos ter um período seco ainda maior do que o do ano passado. Mas é preciso aguardar para termos mais dados. As temperaturas altas do inverno não chegam perto da sensação térmica que temos hoje. Mesmo que isso ocorra, não tem como no inverno atingirmos temperaturas tão altas por tanto tempo. O que me preocupa para o inverno é a seca”, finalizou o meteorologista.

Os termômetros marcando temperaturas acima dos 30°C têm despertado alertas. A prefeitura de Quissamã anunciou a redução do tempo de aula nas escolas e creches municipais. Segundo a prefeitura, a medida vale até o final do mês de fevereiro. As aulas de atividades físicas foram suspensas nessa semana.

A prefeitura de São Fidélis, por meio das redes sociais, comunicou a suspensão das aulas de atividade física até o próximo dia 28.

A Prefeitura de Campos, por meio de nota, informou que as aulas continuam. O governo segue com o projeto de climatização nas escolas. “Além disso, cerca de 2.500 novos ventiladores foram adquiridos, neste ano, com previsão de entrega a partir de março. De 2022 a 2024 foram distribuídos outros 2.750 novos ventiladores e cerca de 800 aparelhos de ar condicionado para as unidades”, informou a nota. O prefeito Wladimir, em suas redes, também orienta a população que beba água.

Já em São João da Barra, “As aulas seguem em horário normal”. Em São Francisco de Itabapoana as aulas estão normais.

Ondas de Calor
Ondas de Calor / Foto: Rodrigo Silveira

O calor intenso preocupa os especialistas na área da saúde também, desidratação e câncer de pele são os principais vilões durante esse período. Portanto, beber água e o uso do protetor solar são indispensáveis. O nutricionista José Selem orienta quanto a hidratação e a alimentação durante o período.

“O primeiro ponto é tomar cuidado com a desidratação e perda de eletrólitos, pela eliminação da água, sódio, potássio etc. Outro ponto importante, é cuidar da saúde cardiovascular, pelo risco aumentado de infarto e AVE, diante de tamanho calor. Hidratar-se bem com água e outros líquidos; realizar pequenas refeições com alimentos leves, carnes brancas, verduras e legumes crus, evitando frituras e alimentos; consumir mais frutas; evitar alimentos condimentados/apimentados e ter atenção especial com a higienização e conservação dos alimentos em suas casas. Varie os líquidos durante o dia, consumindo água, chás claros, água de coco e sucos de frutas”, concluiu Selem.

Fonte: Folha 1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here