Moradores das localidades de Campo de Sementes, Duas Porteiras, Arroizal e Portela, em Itaocara, estão enfrentando um aumento nos casos de picadas de escorpiões. Nos últimos dias, há relatos de pelo menos 25 atendimentos relacionados a esse problema foram registrados nas unidades hospitalares da região.
Apesar do risco elevado, felizmente, não houve óbitos até o momento. A comunidade local relata que tem solicitado a presença de agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Itaocara para combater a infestação, mas até agora, não houve resposta.
De acordo com um levantamento recente da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), o Rio de Janeiro tem registrado um crescimento expressivo no número de picadas de escorpiões, especialmente em áreas antes consideradas de baixo risco. Entre 2022 e 2024, o aumento foi de 19%. Em 2022, foram registrados 755 casos; em 2023, 830; e, em 2024, 903.
A SES-RJ orienta algumas medidas de prevenção, como evitar deixar roupas de cama no chão, instalar telas em ralos e pias, fechar portas e janelas ao entardecer, manter terrenos limpos e vedar frestas em muros e paredes. Em caso de picadas, é essencial buscar atendimento hospitalar imediato para o tratamento adequado.
Foto: Divulgação / Cristine Rochol