O calor extremo que assola a cidade do Rio de Janeiro fez com que 2,4 mil pessoas procurassem atendimento médico em unidades de saúde da rede municipal somente em fevereiro. Segundo o sistema Alerta Rio, o mês registrou três dos cinco dias mais quentes de 2025 – na segunda-feira (17) os termômetros marcaram 44º C, o dia mais quente registrado nos últimos dez anos.

Quarta (19) foi mais um dia de praia para cariocas e turistas - Reginaldo Pimenta/Agência O Dia
Quarta (19) foi mais um dia de praia para cariocas e turistas - Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Quarta (19) foi mais um dia de praia para cariocas e turistasReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a maioria dos casos de busca por emergência por problemas relacionados ao calor é de desidratação e descompensação de doenças crônicas.

A pasta ressaltou que idosos e crianças são os grupos que demandam maior atenção diante de temperaturas elevadas por terem menos sensação de sede, o que pode levar a uma desidratação.

Os dias mais quentes de 2025

Publicidade

Líder no ranking dos dias mais quentes do ano até o momento, os 44º C de segunda (17) foram registrados na estação de Guaratiba, na Zona Oeste.

Fevereiro também ficou com a segunda e a quinta marcas, com 41,8°C e 40,6º C, nesta terça (18) e no dia 4, respectivamente, ambas na estação de Irajá.

E janeiro ficou com a terceira e a quarta posições: 41,5º C e 41º C, nos dias 18 e 19, também em Irajá.

Nível de calor 4

A propósito, foi na segunda (17) que o Rio entrou de maneira inédita no nível de calor 4, o penúltimo de uma escala de 5 no protocolo que foi adotado pela Prefeitura do Rio em junho do ano passado, após o episódio da morte de uma fã da cantora Taylor Swift em show no estádio Nilton Santos.

O nível de calor 4 é definido quando a cidade chega ao mínimo de três dias consecutivos com temperatura máxima entre 40°C e 44°C. Para amenizar o calor, pontos de hidratação foram disponibilizados à população em pontos de grande circulação da cidade. Os pets também ganharam um alívio.

Publicidade

A determinação do nível de calor 4 é consequência deste fevereiro que tem tudo para ser o mais quente desde 2003, quando teve início a série histórica. O mês tem média de 33º C, mas já está em 36,6º C em 2025.

Próximos dias

Ainda de acordo com o Alerta Rio, a mínima e a máxima nesta quarta-feira (19) – mais um dia de praias cheias no Rio – foram de 23,3°C, às 6h30, no Alto da Boa Vista; e 38,3°C, às 15h25, em Irajá. Para as próximas horas, a expectativa é de céu parcialmente nublado a claro, com vento moderado e tendência de temperatura em declínio. Não há previsão de chuva.

Para esta quinta (20), os termômetros ficam entre 21º C e 39º C, com céu parcialmente nublado a claro e vento moderado.

Já na sexta (21), o céu fica parcialmente nublado, com vento fraco a moderado e temperaturas de 22º C a 37º C. Para sábado (22), o cenário praticamente se repete, apenas com leve queda na máxima e na mínima: 21º C a 36º C.

Para encerrar o fim de semana, domingo (23) deverá ter mais uma discreta redução nas temperaturas: 21º C e 35º C. O céu vai de parcialmente nublado a nublado, com vento fraco a moderado. Não deve chover em nenhum destes dias.

Confira os pontos de hidratação

De terça-feira (18) a sexta-feira (21) – das 8h às 19h:

– Irajá – ponto no CEASA (Pedra dos Pequenos Produtores) – (até as 16h)
– Madureira – Em frente ao Império Serrano
– Bangu – Calçadão de Bangu
– Cinelândia – Em frente à Câmara dos Vereadores
– Praça XV de Novembro, no Centro – Altura do Paço Imperial

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here