Levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que o Noroeste Fluminense fechou o mês de fevereiro com saldo positivo na geração de empregos. Os dados agregados de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) mostram que a região acumulou 1.637 novas vagas de trabalho, com destaque para Itaperuna que registrou 1.578 novas vagas. Os setores que mais contrataram foram Indústria (+1.429), Serviços (+122), Construção (+99).

Com 1.578 novas vagas, Itaperuna aparece com destaque na abertura de postos de trabalho em atividades como coleta de resíduos não perigosos (+1.505) e atividades de construção de edifícios (+112). Em Santo Antônio de Pádua foram 47 novos postos de trabalhos com destaque para serviços especializados para a construção. Em Bom Jesus do Itabapoana foram 32 novas vagas, com destaque para serviços do Ensino Fundamental.

Para o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann, o desempenho é um reflexo do esforço contínuo dos setores econômicos da região e sinal claro de que a fortalecimento da economia local. “Um dado que merece destaque é o desempenho de Itaperuna, que, sozinha, registrou a criação de 1.578 novas vagas. Esse número representa um avanço considerável para o município e reafirma a importância de Itaperuna como um polo econômico no Noroeste Fluminense, o que também reforça a importância de se investir na infraestrutura e em políticas públicas voltadas para o fortalecimento dos setores que mais empregam, além de estimular um ambiente de negócios que favoreça o empreendedorismo e o crescimento econômico local”, afirma Hoffmann.

Estado com mais de 30 mil empregos formais em fevereiro

O mercado de trabalho fluminense registrou a criação de 31.974 empregos com carteira assinada em fevereiro – o maior saldo desde novembro de 2021. O estado do Rio de Janeiro fechou 12.272 vagas em janeiro. Porém, com o resultado de fevereiro, o saldo do primeiro bimestre é positivo, de 19.702 novos empregos com carteira assinada. Esse desempenho foi levemente superior ao apresentado nos dois primeiros meses de 2024, quando o estado gerou 18.304 postos de trabalho.

Nessa análise, o setor de Serviços (+22.150) foi o que mais contratou, seguido pela Indústria (+5.862). Já a Agropecuária (-13) e o Comércio (-8.297) registraram saldo negativo no acumulado do ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa Firjan

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here