O Brasil teve hoje 3.774 novas mortes pela covid-19, chegando a um total de 365.954 óbitos desde o início da pandemia. Os dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, junto às secretarias estaduais de Saúde. Nesta quinta-feira (15), também chegou aos 25,4 milhões de vacinados contra a covid-19.
No total, 25.460.098 pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina, o equivalente a 12,02% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, baseado nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.
De ontem para hoje, 503.826 brasileiros receberam a primeira dose de imunizante. No mesmo período, a segunda dose foi aplicada em outros 436.725. Até agora, 8.558.567 pessoas receberam as duas doses de vacina, de acordo com a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca.
O número corresponde a apenas 4,04% da população nacional.
O Rio Grande do Sul continua à frente entre os estados que, proporcionalmente, mais vacinaram seus habitantes com a primeira dose: 16,64% da população local. Já o estado de São Paulo aparece em primeiro entre aqueles que, em termos percentuais, mais aplicaram a segunda dose: 5,68% de seus habitantes.
Veículos se unem pela informação
Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.
Fonte: Uol