A 27ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra o Estado do Rio de Janeiro com bandeira vermelha (risco alto de contrair a doença), mas aponta para uma melhora nos parâmetros epidemiológicos.
O Noroeste Fluminense assim como o Centro-Sul, Baixada Litorânea, Noroeste, Norte, Baía de Ilha Grande, Metropolitana II e Serrana permanecem com bandeira vermelha (risco alto). A análise compara a semana epidemiológica 14 (04 de abril – 10 de abril) com a 12 (21 de março – 27 de março) de 2021.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
Dados do boletim epidemiológico de Itaperuna, a maior cidade no Noroeste Fluminense, apontam que desde o início da pandemia, de 11 de março de 2020 até o dia 22 de abril, foram 27.863 infectados pela Covid-19 no município. O levantamento contabiliza também 71 novos casos e 65 novos exames realizados. Em relação aos pacientes recuperados são 27.417 lutas vencidas; já 2220 pacientes morreram em decorrência de complicações da Covid-19.
O Estado do Rio de Janeiro (ERJ) apresentou um aumento do número de óbitos (13%) e uma redução dos casos de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG (-26%) na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (23), estão em 66,2% para leitos de enfermaria e 87,3% para UTI.