A prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta quinta-feira (1º), que vai liberar eventos e mais atividades na cidade. A decisão foi justificada pela redução nos indicadores da Covid-19, que ganhou força com a vacinação.

Serão liberados eventos, teatros, eventos sócio-culturais, de frequência esporádica, com protocolo que será detalhado posteriormente no portal da prefeitura. A publicação do decreto com a formalização será no sábado (3), data em que esta nova flexibilização entra em vigor.

Além disso, comércio não-essencial vai poder reabrir aos domingos, como o prefeito Alexandre Kalil (PSD) já havia sinalizado nesta semana.

Outra novidade é que bares e restaurantes, que já estão funcionando, poderão também ter música ao vivo, com os mesmos protocolos de antes. Os espaços kids, para recreação das crianças, passam a ser permitidos nesses locais pela primeira vez desde o início da pandemia.

Shows e teatros serão com público sentado, com limite de 600 pessoas. Se este show ou teatro tiver alimentação ou bebida, terá limite de 400 pessoas.

No caso de cinema, museu e galeria, o funcionamento seguirá as regras do ano passado, com 50% de sua capacidade, obedecendo critérios de metragem quadrada por pessoa.

Eventos sem cunho comercial, como festas de aniversários e casamentos, serão autorizados, desde que com testagem obrigatória.

Todos os eventos precisarão ser comunicados à prefeitura, mesmo aqueles que estão sendo realizados em locais com alvará.

A partir do dia 1º de agosto, feiras e congressos também serão liberados, com limite de 600 pessoas por evento. Caso haja demanda de evento maior, será analisado tecnicamente.

O secretário de Saúde, Jackson Machado, justificou a nova flexibilização pelos indicadores que monitoram a pandemia na capital, que estão mais favoráveis. Mas ressalvou que a pandemia “está longe de acabar”.

Com informações de g1.

Deixe uma resposta