O primeiro dia do Movimento Rio em Frente da Fecomércio com apoio do Rio de Mãos Dadas contou com um debate entre o governador Claudio Castro e o prefeito Eduardo Paes com o tema O Rio na direção certa: desafios e projetos.

Os assuntos mais discutidos em clima de otimismo foram a aceleração da vacinação, reabertura do comércio, bares e restaurantes, reativação dos estaleiros cariocas e o planejamento de investimentos em obras de infraestrutura e mobilidade, gerando milhares de novos empregos no Estado do Rio de Janeiro.

“No momento que conseguimos juntar estado e economia é um momento muito bom para discutir caminhos e alinhar formas de pensamento”, diz o presidente da Fecomércio Antonio Florencio de Queiroz Jr.

“As medidas que estamos tomando são sustentáveis e vão na direção certa, tanto no município quanto no estado”, diz Eduardo Paes, ressaltando a importância entre a união entre os dois níveis de governo (prefeito e governador).

Além disso, Claudio Castro ressalta a importância do diálogo entre os setores econômicos para a melhoria do rio.

“Ouvir, o comércio, ouvir a indústria, ouvir todos é fundamental para o Estado investir nas áreas certas. Esse investimento do Estado é fundamental para a retomada, mas precisa ser feito de maneira coordenada para provocar o melhor resultado possível. Só em eventos como o Movimento Rio em Frente, só ouvindo gente que já tem essa experiência na questão econômica que conseguiremos fazer a verdadeira retomada”, diz o governador.

Retomada econômica

Paes diz que a retomada está prevista para setembro, quando a vacinação da segunda dose estiver mais adiantada. Ambientes abertos com máscara, danceterias, boates e casas de show estão no planejamento. “A ideia é seguir em frente no processo de reabertura a partir dos percentuais de vacinação”, diz.

Projetos

Vários projetos de mobilidade estão sendo discutidos pelo governo do estado: TransBaixada, conclusão da estação de metro da Gávea, VLT entre São Gonçalo e Niterói, retomada das ferrovias para facilitar o escoamento de produtos do interior e ligação com Porto Açu. 

O carnaval e Réveillon também foram debatidos, Eduardo Paes diz que tudo está caminhando para que os eventos aconteçam em 2022.

“Atingimos 90% da população adulta da nossa cidade com a vacinação da primeira dose. Hoje, com a segunda dose, estamos chegando próximo de 50%. Isso é muito, mas muito maior do que várias cidades do mundo que já começaram a abrir “, diz. Ele ressalta que fazer eventos como carnaval e réveillon não é uma tarefa simples e que esse planejamento está sendo feito.

Queiroz encerra o evento falando da importância na discussão de temas como estes, com a presença do governador e prefeito juntos e destaca que foram criados 40 mil novas empresas. “De janeiro à julho foram abertas no estado do Rio 40 mil novas empresas. São 63% acima do mesmo período em relação ao ano passado”, conclui em saldo positivo o primeiro dia do evento. 

*Com informações de O Dia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here