O mês de outubro é o período dedicado a campanhas referentes ao Outubro Rosa, quando se pretende enfatizar a conscientização das mulheres sobre a importância de fazer a prevenção do câncer de mama. Dentre as ações realizadas neste período, promover o debate sobre a doença, mostrando como realizar o diagnóstico precocemente, além da prevenção.

E pensando nesta temática de extrema importância, a Pastoral da Cidadania de Itaperuna vai promover uma conversa franca e sincera sobre “Saúde da Mulher – Prevenção”, na próxima quinta-feira, 07 de outubro, às 20h, no espaço ‘A Hora da Cidadania’, através das redes sociais YouTube e Facebook da Pastoral.

live terá a participação da Dra. Renata Gontijo, ginecologista; e da enfermeira Itaeci Brum Ruas, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com informações do site do Ministério da Saúde, no Brasil em 2020 “cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o país, de acordo com dados do INCA”, revela o site.

O site ainda faz menção à mortalidade e informa que em 2019, o País “registrou 18.068 mortes por câncer de mama, sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito. Projeções do INCA até 2030 apontam para a estabilidade das taxas de mortalidade entre 30 e 69 anos. Uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030 é reduzir em um terço das mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer. A Organização das Nações Unidades (ONU) estabelece uma meta de redução de 30% desse tipo de câncer em todo mundo”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here