Já choveu 50,4 mm em Italva e 57,6 mm em Itaperuna nas últimas 24 horas. Em Presidente Kennedy (ES), próximo a divisa com RJ, o acumulado já passa dos 54,2 mm, mas os municípios que mais estão recebendo chuvas são Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé, com 68,4 mm e 62,4 mm, respectivamente. Estes valores representam quase 70% do valor esperado para o mês de Outubro, isto em apenas 24 horas. Com informações do Monitoramento Climático Fluminense.
Em alguns locais, a chuva já perdura por mais de 48 horas. Mesmo sem tempestades previstas para esta terça, a chuva deve permanecer, podendo ocorrer de forma moderada em alguns momentos na região Noroeste.
Apesar de parecer inofensiva, este tipo de chuva é extremamente perigosa para encostas e beiras de córregos e riachos, podendo causar deslizamentos e enchentes. Felizmente não há muitas áreas de risco nestas regiões. Os Rios Muriaé e Itabapoana já sofrem aumento. Em Italva, o Muriaé está a 55% do nível de transbordo e subiu cerca de 1 metro desde sábado. Em Itaperuna o valor chega a 45.
Como de hoje para amanhã as chuvas já deverão começar a diminuir, os rios ainda não preocupam. Modelos indicam mais de 25 a 40 mm entre São Fidélis e Campos dos Goytacazes e no extremo Noroeste. No restante da região o acumulado deve ficar entre 20 e 30 mm.