Com a diminuição dos casos de covid-19 no território nacional, os olhares das vigilâncias em saúde estão voltados para as constantes chuvas e o aumento de temperatura que antecede o verão. Preocupação essa, focada nas arboviroses, principalmente dengue, zika e chikungunya.
Em Itaperuna, RJ, a Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), prevendo que estas situações climáticas podem comprometer o trabalho de combate as arboviroses, colocou em prática o plano de ação, “10 minutos salvam vidas”, juntamente com o projeto denominado “Mensagem educativa para o descarte seletivo”.
A mensagem educativa visa incluir na rotina de trabalho, a ideia que os agentes dialoguem com a população sobre a importância do descarte de lixo de forma seletiva e consciente; diminuindo a quantidade de lixo que é descartado em locais variados.
De acordo com Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, o distrito de Retiro do Muriaé foi o local escolhido para começar a expansão do plano preventivo de ação contra as arboviroses.
“Se conseguirmos eliminar os focos a partir deste período, quando o verão chegar, com certeza teremos menos casos de dengue, zika e febre chikungunya em nosso município. A ideia inicial de ser em Retiro, vem da preocupação do prefeito Alfredão, que classificou os distritos como prioritários no combate as arboviroses”, menciona Adriano.
A CVAS alerta que toda a população itaperunense deve continuar, de forma permanente, com a mobilização e combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. É importante lembrar que há histórico dessas doenças, podendo gerar outras patologias, dentre elas, a microcefalia em fetos.
A equipe de Educação em Saúde da CVAS segue difundindo mensagem educativa junto aos moradores de bairros e distritos, distribuindo folders e folhetos pertinentes aos cuidado e precauções, para minimizar a proliferação de larvas da fêmea do mosquito. A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito em seus quintais.
FALE COM A CVAS
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).
O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.