Polícias de seis estados brasileiros mataram, em média, seis pessoas negras por dia em 2020 —uma vítima a cada quatro horas. O número cai para uma morte por dia quando o alvo da ação policial é uma pessoa branca. Os números se referem ao primeiro ano da pandemia de covid-19.

Os dados foram enviados pelos governos de Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo via LAI (Lei de Acesso à Informação) em resposta a pedido feito pela Rede de Observatórios de Segurança, do Cesec (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania), que divulga hoje o estudo A Cor da Violência.

Para Pedro Paulo da Silva, um dos pesquisadores do estudo, a alta proporção de negros mortos evidencia o racismo, que consiste na desumanização de pessoas negras, nas polícias do país.

“Precisamos levar o racismo a sério. Isso é entender que o racismo tem uma dimensão de desumanização, que entende que pessoas negras podem e devem ser mortas. Na prática, o racismo é isso: a pessoa se torna não humana. العاب وجوائز مالية حقيقية

Proporção de mortos é maior do que presença na população

Entre 2019 e 2020, houve queda de 31% no total de mortes causadas pelas polícias nos estados analisados, mas a disparidade continua a mesma.

Em 2019, 82% dos mortos pela polícia eram negros, enquanto os brancos eram 18%. Em 2020, a proporção se manteve: 83% e 17%, respectivamente. Os dados excluem casos em que a cor da vítima não foi assinalada. شرح بوكر

No Brasil, pessoas brancas são 43,2% da população e pessoas negras —a soma de pretos e pardos— são 55,7%, de acordo com dados mais atualizados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A disparidade entre a população negra total e a população negra morta pela polícia se mantém nos estados. استراتيجية الروليت

Pernambuco registra a maior diferença —61,9% da população é negra e 97,3% dos mortos pela polícia são negros. Piauí registra a menor diferença —17 pontos percentuais, com 86% dos mortos pela polícia sendo negros.

O pedido de dados também foi feito ao Maranhão, mas o estado não faz a classificação das vítimas por cor ou raça.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here