De acordo com informações apuradas pela Polícia Militar, estava sendo praticado garimpo ilegal no Rio Carangola próximo a uma chácara. Na tarde desta quarta-feira (23), policiais militares se deslocaram à Rodovia RJ-220, sentido Porciúncula/Natividade. Os agentes se dividiram entre as duas margens do rio.
Dois suspeitos foram vistos em uma balsa. No momento que os militares estavam aproximando, um terceiro suspeito, que estava submerso, com roupa de mergulho, juntamente com os outros dois entraram em um bote e fugiram.
Dando sequência a diligência, os policiais localizaram uma Kombi de cor branca estacionada às margens da rodovia. Nas buscas encontrado material utilizado em garimpo: botija de gás, bomba, bico de maçarico, cano de ferro, galão e um tapete. Documentos e chaves também estavam no veículo; no forro da porta, havia uma sacola contendo 27 papelotes e 22 pinos de cocaína, além de três pinos vazios.
No momento em que estava sendo feita apreensão, dois suspeitos passaram em uma moto Honda Bros de cor vermelha, ambos olharam para a Kombi. A dupla seguiu até perto de um posto de combustíveis, abandonou a motocicleta com os capacetes e foi em direção ao bairro Ilha. Os dois foram perseguidos e detidos.
Na 139ª DP, foi registrada ocorrência da Lei de Crimes Ambientais e por produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União. O homem de 25 e o jovem de 22 anos foram ouvidos como suspeitos e liberados. Será apurado tráfico de drogas em outra ocasião. O rapaz, que estava na condução da moto, não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH).