O município de Campos comemora na próxima segunda-feira, 28 de março, 187 anos de elevação à categoria de cidade e, para marcar a data, o prefeito Wladimir Garotinho anunciou a programação de aniversário que começa às 8h e se estende durante todo dia. A solenidade contará com cerimônia de hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional e do município pela Banda da GCM.
— Está chegando o aniversário da nossa cidade, que comemora 187 anos de muitas histórias e conquistas. Na próxima segunda-feira (28), teremos uma programação especial, com várias ações importantes para a construção de uma nova história para Campos. Não fique de fora e participe com a gente — disse o prefeito.
Às 8h na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), serão entregues 10 veículos 0KM, que chegaram no início do mês ao município. Às 11h, o prefeito Wladimir inaugura a nova Brinquedoteca do Hospital Ferreira Machado (HFM). O espaço foi todo remodelado, se tornando mais lúdico e adequado para receber as crianças no processo de recuperação. Às 12h, comemoração das 500 mil refeições servidas no Restaurante do Povo, que serve por dia 1.500 refeições gratuitamente.
Às 13h, tem visita guiada no Museu Histórico de Campos, no Centro. Dentro da programação, também, serão entregues duas obras de reforma de unidades escolares. Às 14h será a Creche Escola Irmã Dulce, no Parque São Benedito e, às 16h, a Escola Municipal Alcebíades Candiano, em Ponta da Lama. Na inauguração da escola, também, haverá apresentação especial de aniversário da cidade com o Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta).
De vila à cidade – No dia 28 de março do ano de 1835, a Vila de São Salvador era elevada à categoria de cidade, mas a história de Campos começa bem antes, quando as terras dos índios goitacazes começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos “sete capitães”. Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinquenta anos depois, no dia 29 de maio, a vila de São Salvador dos Campos. Em 1833, foi criada a Comarca de Campos e, em 28 de março de 1835, a vila foi elevada à categoria de cidade com o nome de Campos dos Goytacazes, dando início ao progresso na região.
Campos dos Goytacazes é o maior município fluminense em extensão territorial, com área aproximada de, aproximadamente, quatro mil quilômetros quadrados. Campos ainda tem no petróleo, extraído da Bacia de Campos, sua principal receita. O município conta com belezas naturais, como Lagoa de Cima, Farol de São Tomé, Morro do Itaoca, além de espaços públicos, patrimônio histórico e vocação econômica em áreas como a agricultura. Na culinária, além da cachaça e da goiabada cascão, o chuvisco é famoso em toda a região. Além disso, a cidade possui prédios históricos que mostram claramente a sua tradição cultural, como o Museu Histórico de Campos, no Centro; o Arquivo Público Municipal, em Tocos, na Baixada Campista; o Teatro Municipal Trianon e a Casa de Cultura Villa Maria, entre outros.