As recentes intervenções realizadas na estação de tratamento de água (ETA) proporcionaram segurança operacional no sistema de abastecimento de água tratada em Miracema, no Noroeste Fluminense. Um exemplo é a instalação de um gerador, e a captação com um conjunto moto-bomba a diesel para garantir a operação do sistema de abastecimento, mesmo em casos de interrupção do fornecimento de energia elétrica. O sistema de captação de água bruta e a ETA ficaram sem energia elétrica durante 3h30, no fim do mês de maio. A ocorrência teria afetado o fornecimento de água tratada para aproximadamente 30 mil pessoas, se não fossem as melhorias realizadas pela Águas do Rio.
Outro reforço realizado pela concessionária foi a automação dos reservatórios dos bairros Vila José de Carvalho e Morro do Cruzeiro. As unidades, que também compõem o sistema de abastecimento, passaram a ser monitoradas em tempo real, 24h por dia, pelo Centro de Operações Integradas (COI), localizado na sede da companhia, na capital. “O plano de melhoria tem dado resultados satisfatórios. Mudamos a realidade da prestação do serviço de abastecimento em Miracema em apenas 6 meses e trabalhamos para ampliar cada vez mais o fornecimento de água tratada para novos clientes” – avalia o Gerente de Operações da Águas do Rio, Malcom Bispo.
Mais água e melhorias
A companhia também expandiu a oferta de água para cerca de 50 pessoas que ainda não eram atendidos com o abastecimento de água tratada, de acordo com os índices de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, a concessionária também substituiu dois registros dos filtros de água da estação de tratamento, que apresentavam vazamentos da ordem de 3 litros de água por segundo, limpou os tanques da unidade sem a suspender a operação, e instalou novas bombas para diminuir variações de dosagem de flúor nas ETAs dos distritos de Paraíso do Tobias e Venda das Flores.
Fonte: Águas do Rio