Nos dias 3 e 4 de setembro, Cambuci, na região Noroeste do estado, receberá a 9° edição do programa que leva aos municípios contemplados e arredores, tecnologia e informação. O evento apresenta ao pequeno e médio produtor rural a agricultura do futuro, visando impulsionar o agronegócio fluminense. O projeto tem o intuito de fazer a conexão do produtor com o mundo da tecnologia para o aumento da eficiência produtiva.
– Chegamos à Cambuci, nona edição do evento. Os participantes terão acesso a palestras e rodadas de negócios com os profissionais das empresas vinculadas à secretaria de Agricultura. Tudo reunido em um único lugar – destacou, Alex Grillo, secretário de Agricultura.
O município de Cambuci possui cerca de 15.500 habitantes, sua economia se baseia na agropecuária, com destaque na produção de leite. O rebanho local é de aproximadamente 25.000 cabeças sendo o segundo maior produtor de leite do Noroeste do estado com mais de 14.000.000 de litros produzidos em 2021.
– Estamos chegando na reta final do Fazenda Legal e a chegada à Cambuci traz para essa região um conhecimento muito importante. Historicamente o produtor local não tem acesso às tecnologias necessárias para aumentar a sua produtividade e trazer isso para eles é fundamental para o desenvolvimento desta região – concluiu Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro – Rio.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) vai oferecer atendimento facilitado a programas de crédito rural destinados aos pequenos e médios produtores, além de dar orientações sobre a emissão de documentos da categoria e sobre a isenção do ICMS na conta de energia, entre outros serviços de cidadania rural. O presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, frisou as estratégias para o melhor escoamento dos produtos agrícolas, como a Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
– Atuamos em parceria com as Prefeituras Municipais difundindo o PNAE como vetor de fortalecimento da segurança alimentar nas escolas públicas e geração de renda às famílias produtoras, com produtos genuinamente fluminenses na merenda escolar. O evento é uma oportunidade de conectar os produtores rurais a investidores, programas de incentivo e informação atualizada sobre equipamentos e tecnologias agrícolas para uma produção cada vez mais sustentável e de alta qualidade – ressaltou Costa.
Desde do início do Programa, foram atendidos mais de 15 mil produtores. O projeto é uma realização da Pesagro-Rio, através da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas – Emater-Rio, Fiperj e Ceasa com a parceria da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ).
Fonte: Ascom.