Forte chuva em Campos leva a mais um dia de caos na cidade, entre a tarde e a noite desta terça-feira (24). Além dos transtornos com ruas alagadas e inundações na área central. Segundo a Defesa Civil, a chuva se concentrou na região central. O pluviômetro do Jardim Carioca registrou 60 milímetros de chuva em menos de uma hora de precipitações. Já o equipamento da ponte Barcelos Martins marcou 69,4 milímetros também em uma hora, o que foi considerado uma chuva muito intensa em um período de tempo muito curto. Entre os incidentes, parte de uma casa na Matinha, no Jóquei Clube, desabou; o Novo Shopping Popular Michel Haddad ficou completamente cheio d´água e até mesmo o quartel do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) sofreu com vazamentos dentro da unidade.
Ainda no início da tarde, ruas como a Carlos Lacerda, Alberto Torres, Tenente Coronel Cardoso e Marechal Floriano ficaram completamente alagadas e com o trânsito confuso. A ponte Leonel Brizola também ficou intransitável, nos dois sentidos, como é de costume toda vez que cai um temporal na cidade. Também foram registrados alagamentos na Pelinca, área nobre do município, e em bairros de Guarus.
A Defesa Municipal Civil também informou que, até as 18h30, recebeu 11 chamados para os bairros Parque Lebret, Calabouço, Horto, Parque Prazeres, Fundão, Jardim Carioca, Parque Vicente Dias, Centro, Parque Santa Rosa e Parque Santa Clara. Ainda de acordo com a Defesa Civil, também houve um registro de queda de árvore no Parque Vicente Dias. Parte de uma casa na Matinha, no Jóquei Clube, desabou e a família foi retirada do local para ser encaminhada pela secretaria de Desenvolvimento Humano e Social para uma casa de passagem. Não há informações de feridos.
Na Pelinca, várias ruas ficaram alagadas e alguns motoristas se arriscaram mesmo assim ao passar pela água. Outro ponto de alagamento foi registrado no Novo Shopping Popular Michel Haddad, inaugurado há pouco mais de um mês. O local ficou completamente cheio de água, assim como a rua Barão do Amazonas que fica ao lado no novo camelódromo. Alguns permissionários tiveram prejuízos.
A chuva também trouxe transtornos para a ONG Orquestrando a Vida. A sede da entidade, que fica na esquina das ruas Baronesa da Lagoa Dourada e Conselheiro Tomás Coelho, também ficou alagada e vários materiais, como instrumentos musicais, tiveram que ser suspensos rapidamente. A ONG realiza uma campanha de doação para a reforma do telhado da instituição. As doações podem ser feitas através deste link.
Um trecho da avenida XV de Novembro, no Centro, também ficou submerso. Em vídeo feito por um passageiro de um ônibus, é possível ver que o alagamento começa próximo ao Fórum Maria Tereza Gusmão e segue até as proximidades da subida da ponte General Dutra, no Caju.
Segundo o coordenador do Setor de Monitoramento da Defesa Civil, Leandro Rezende, a pancada de chuva já era esperada no final da tarde dessa terça, conforme a tendência do tempo divulgada nessa segunda-feira (23). Para esta quarta-feira (25), a previsão é de chuvas, podendo ocorrer pancadas fortes, principalmente pela madrugada e manhã.
— É natural que quando há um volume intenso de chuva em um curto intervalo de tempo e por Campos ser uma cidade plana, ocorrer registro de ruas alagadas, mas que após a passagem da chuva, a água logo escoa pelo sistema de drenagem da cidade — disse Leandro.
A Defesa Civil orienta que, em qualquer urgência, a população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones do órgão: 199 e (22) 9 8175-2512.
O grande volume de chuva também afetou o imóvel do quartel do 5ºGBM, em Campos. Em nota, a assessoria informou que a situação registrada no interior da unidade, durante o temporal que atingiu a cidade de Campos na tarde desta terça-feira, foi um fato isolado por conta da quantidade de chuva além do previsto. “Acabou por afetar o interior da unidade que está passando por reformas de revitalização da fachada e reforma de toda a cobertura do prédio, com substituição do madeiramento e das telhas”, informou, ao mesmo tempo que ressaltou que o incidente não atrapalhou em nada o atendimento à população.
![](https://www.odiariodonoroeste.com.br/wp-content/uploads/2023/01/image-68.png)
Fonte: Folha 1.