Engana-se quem pensa que a disputa eleitoral finalizou. Nos últimos minutos do segundo tempo, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) está agitada com as alianças para a eleição da mesa diretora da presidência da Casa, que muitos acreditavam numa chapa única, em torno de Rodrigo Bacellar (PL).

O deputado do PL, Bacellar, que conta com o apoio do governador Cláudio Castro, foi surpreendido nos últimos dias pelo secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt (PL), que decidiu lançar sua candidatura a presidente da Assembleia Legislativa do Rio, representando um racha na maior legenda da Assembleia, com 17 deputados.

Nesta quarta-feira (01), os 70 deputados eleitos serão empossados. No dia seguinte, sucede à eleição para a mesa diretora. Os dois possíveis candidatos à presidência são do Partido Liberal e do primeiro escalão do governo Claudio Castro. Rodrigo Bacellar é secretário de Governo, e Jair Bittencourt governa a pasta de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Segundo apuração feita pelo jornal O Globo, até a noite dessa segunda-feira (30), ao menos cinco deputados do PL teriam concordado em apoiar Jair Bittencourt.

Indiretamente, Claudio Castro já apoiou a candidatura de Bacellar. Na diplomação, o governador afirmou respeitar a separação dos poderes, mas ficaria “extremamente feliz” se seu secretário de Governo fosse o eleito. Na sua posse, em 1º de janeiro, Castro agradeceu nominalmente três integrantes de seu primeiro escalão: Rodrigo Abel (secretário de Gabinete do Governador), Nicole Meccione (secretário de Fazenda) e Rodrigo Bacellar. O gesto foi deduzido entre os deputados como um apoio para as eleições desta quinta-feira (02).

Por Gabriel Lopes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here