Em Itaperuna, RJ, o secretário Municipal de Saúde Marcelo Poeys recepcionou uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta quarta-feira, 15.

Na oportunidade, o secretário esteve reunido com André Villar Martins, diretor da Divisão de Controle de Vetores da SES e sua equipe técnica. Eles estão visitando os municípios da região Noroeste Fluminense, devido ao alerta de risco para arboviroses dengue, chikungunya e zika.

Também foram entregues para a Secretaria Municipal de Saúde insumos e larvicidas para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti; bem como foram ofertados apoio técnico, treinamento e materiais educativos.

Além do secretário Marcelo Poeys e do diretor da Divisão de Controle de Vetores André Villar Martins, também participaram do encontro o subsecretário de Governo Marcelo Ferreira, e representantes dos seguintes setores da Secretaria Municipal de Saúde: Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Laboratório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Programa Saúde na Escola e técnico em Geoprocessamento.

CVAS COM FORÇA MÁXIMA

Desde o início da gestão do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, a CVAS (Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde) segue incansável na luta contra o mosquito.

O setor conta com o apoio estratégico de veículos, que ajudam na locomoção dos agentes e na distribuição dos insumos, para o melhor desempenho no trabalho de rotina de combate ao Aedes aegypti.

Além da realização de mutirão, que conta com um número expressivo de agentes; a equipe distribui folhetos explicativos, como forma de conscientizar a população das localidades a conservar a limpeza dos quintais.

A CVAS ainda dispõe de uma equipe de Educação em Saúde, que realiza palestras em unidades de saúde, escolas, associações de moradores, bem como em outros espaços. A equipe também realiza ações pontuais na Feira Livre, juntamente com outros membros do setor. No próximo sábado, 18, haverá ação na Feira Livre de Itaperuna!

O MOSQUITO TÁ AÍ, FAÇA A SUA PARTE!

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Sendo assim, seguem algumas ações que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à CVAS, localizada no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato.

Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental em Saúde.

Fonte: Decom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here