Em Itaperuna, RJ, a Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), por intermédio da equipe de Educação em Saúde, vem desenvolvendo importante trabalho, mostrando de maneira prática e simples, como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A equipe realizou a ação na Escola Municipal Comendador Venâncio Garcia, devido ao aumento de focos encontrados naquele distrito. Durante a ação foi realizada palestra, além da distribuição de material informativo e roda de conversa com alunos, professores e moradores da localidade.
Adriano Azevedo, coordenador da CVAS, falou sobre os riscos dos depósitos com água parada e explicou que o fumacê só passa para fazer a ação de bloqueio. Ainda durante o evento foi realizada apresentação lúdica com os alunos do maternal, para que eles também possam começar a entender como combater o mosquito.
O coordenador Adriano ainda agradeceu a diretora geral Patrícia Machado Amaro de Oliveira; além das diretoras adjuntas Alzilene Xavier Pereira, Eva Paula Nacaratti e Angela Souza Costa; além dos demais profissionais da escola, pela receptividade.
“Ainda mostramos aos alunos uma fêmea do Aedes aegypti, dentro de um tubito. Também houve um momento cultural, com a apresentação teatral com os alunos da escola e, por fim, fizemos a orientação com mensagens educativas de forma oral”, finaliza Adriano.
10 MINUTOS SALVAM VIDAS
É importante frisar que, basta uma simples vistoria no quintal de 10 minutos por semana, para ajudar no combate ao mosquito. Assim sendo, tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha as lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha, os potes de água para animais; dentre outras ações.
FALE COM A CVAS
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.
Fonte: Decom