Nesta quarta-feira, 27 de março, o Cinemaxx Glória organizou a primeira sessão do projeto Cinemaxx Social em parceria da Prefeitura Municipal de Itaperuna. Ao todo, 88 crianças e adolescentes assistiram gratuitamente à aventura “Capitã Marvel”. Graças à iniciativa público-privada, alunos da Escola Municipal Humberto de Campos puderam conferir o filme.
A secretária municipal de educação, Saionara Rabelo, que participou da sessão, conta que existe um número expressivo de alunos e jovens do município que não tem acesso a cinema, teatro ou qualquer outra forma de cultura, que não seja por meio da escola.
Num trabalho em conjunto, o Cinemaxx e a prefeitura poderão apresentar a estes cidadãos, muitas vezes em situação de vulnerabilidade social, a riqueza da produção audiovisual. “Com essa parceria iremos efetivar o que acreditamos que educação e cultura são: instrumentos transformadores para a ruptura de paradigmas”, conclui a secretária. “Eles conhecerão de perto a sétima arte, tão importante para o desenvolvimento intelectual e cultural de todo cidadão. Nosso objetivo é oportunizar a capacidade crítica reflexiva para a formação e o crescimento de forma mais abrangente possível”.
Todo mês, o Cinemaxx Glória vai ceder 100 ingressos à prefeitura itaperunense, que vai selecionar e providenciar o transporte necessário para a ida das escolas e instituições ao cinema. O projeto contemplará crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede municipal de ensino, que poderão usufruir das sessões gratuitas no cinema.
Serão beneficiadas iniciativas das Secretarias de Cultura; de Assistência Social, Trabalho e Habitação; de Educação, Esporte e Lazer; e de Turismo.
O assessor de Cultura de Itaperuna, Enildo Rosa Virgílio, que também esteve presente, destaca que a sessão não se trata apenas de lazer. “Além de levar diversão, entretenimento e cultura às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, acreditamos que o projeto seja uma ferramenta de inclusão social”, explica. “Entendemos que educação e cultura são instrumentos de transformação social, através dos quais pessoas e comunidades se tornam agentes participativos no processo de mudança”.
O coordenador do Cinemaxx Social, Gefferson Borges, complementa que a finalidade é promover inclusão também. “O projeto volta-se para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e da comunidade como um todo, estimulando a interação social, a formação de novas plateias e contribuindo para um mundo mais igualitário, e sem custo algum para os contemplados”, destaca. “Para muitas crianças e adolescentes, a sessão do Cinemaxx Social é a primeira da vida. É muito gratificante apresentar um mundo novo a estas pessoas e ver a alegria e entusiasmo no olhar delas”.
Ainda participaram da sessão o prefeito em exercício, Paulo Rogério Bandole Boechat; o secretário municipal de turismo, Alexandre Boechat; a coordenadora de cultura, Ana Luiza Barreto; a coordenadora do projeto Virando o Jogo, Carla Albrussezze; e o gerente da unidade Cinemaxx, Deivid Aleixo.
Gefferson Borges
Assessor de imprensa