A Defesa Civil de Itaperuna deu início, na última semana, a apreensão de bovinos soltos nas vias públicas do município e distritos. 16 animais já foram apreendidos. Outra novidade é o embarcador desses animais, instalado no Mercado do Produtor, onde será possível fazer o transporte deles até um sítio.
A prestação do serviço com apreensão de animais de grande porte da espécie equinos já acontece com o apoio da Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária, Secretarias de Obras e Transportes, desde início de 2022, onde mais de 200 animais já foram apreendidos.
“Agora estamos com mais estrutura para intensificar o trabalho de apreensão de animais de grande porte soltos nas vias públicas. Essas apreensões estão sendo realizadas no período da noite para garantir maior segurança aos motoristas e para os próprios animais”, disse o secretário de Defesa Civil, Aluisio Freitas da Luz, o Major Luz.
Todos os animais recolhidos no município são levados para o antigo Mercado do Produtor e, após, são levados para uma propriedade. Caso o dono do animal seja reincidente, não pague as taxas na Vigilância Sanitária e busque o animal, ele poderá ser doado pelo município. Se o animal se envolver em acidente com morto, o dono também poderá responder criminalmente.
Fonte: Decom