A conclusão das obras da Ponte da Integração, que irá ligar São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, foi adiada mais uma vez e agora a previsão é para setembro deste ano. A informação foi divulgada pelo Governo do Estado, em matéria sobre a reunião que o governador Cláudio Castro teve com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf).
Segundo o Governo do Estado, um dos principais destaques da reunião com o Cidennf foi a apresentação das obras de infraestrutura realizadas no interior, com mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos. “Entre os projetos, está a conclusão da Ponte da Integração, prevista para setembro deste ano. A obra, esperada há mais de 40 anos, ligará São João da Barra a São Francisco do Itabapoana, sobre o Rio Paraíba do Sul, beneficiando 1 milhão de pessoas”, informou o Governo.
No final de maio, o Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) chegou a informar, conforme matéria publicada pelo Folha 1, que a conclusão das obras estava prevista para o final deste mês de junho. Na ocasião, o órgão informou que os 34 vãos da estrutura já foram concluídos. Neste momento, as obras se concentram nos acessos à ponte.
O término dos trabalhos já foi adiado mais de três vezes. Em dezembro de 2022, após ser diplomado para seu segundo mandato, o governador Cláudio Castro chegou a dizer que “cabeças iriam rolar, caso a obra não fosse entregue até 30 de maio” de 2023. No mês previsto, a conclusão da obra foi adiada para dezembro daquele ano. Em novembro de 2023, houve novo adiamento para março de 2024. Quando março chegou, o término foi adiado mais uma vez para junho.
A construção da ponte foi inicialmente orçada em R$ 105,7 milhões. Já a obra dos acessos à ponte teve licitação anunciada em agosto de 2022 e a empresa vencedora, a Ferdan Empreendimentos Construções e Serviços Eireli, foi anunciada em janeiro de 2023. O contrato com a empresa foi assinado em abril de 2023, com o valor de R$ 21.298.856,06, e tem duração de um ano. A ordem para o início dos serviços foi assinada em junho de 2023.
Espera de 40 anos — Com a proposta de encurtar o trajeto entre SFI E SJB em aproximadamente 80 quilômetros, a novela da Ponte da Integração dura pouco mais de 40 anos. Dentro do primeiro projeto, os pilares da ponte João Figueiredo, lançada na década de 80, nunca receberam os tabuleiros da pista. Em 2014, veio a promessa de outra ponte: a nova construção, diziam, seria mais econômica e célere do que se fossem utilizados os antigos pilares.
Histórico de atrasos
1981 — Ponte João Figueiredo é lançada, mas pilares jamais receberam os tabuleiros da pista;
06/06/2014 — Descartada a possibilidade de conclusão da Ponte João Figueiredo, pedra fundamental da Ponte da Integração é lançada pelo então governador Luiz Fernando Pezão, com prazo de conclusão de um ano;
24/11/2018 — Pezão reafirma que obra seria concluída no seu mandato, que terminaria no mês seguinte;
02/09/2019 — Cláudio Castro visita Campos, ainda como vice-governador de Wilson Witzel, e promete retomada da obra “em breve”;
27/09/2022 — Castro, agora governador e candidato à reeleição, promete a conclusão da obra até 31 de maio de 2023;
16/12/2022 — Após diplomação, Castro fala na conclusão em 30 de maio e diz que se a obra não terminasse, “alguma cabeça iria rolar”;
30/05/2023 — DER-RJ adia conclusão para dezembro;
22/11/2023 — DER altera a previsão de conclusão para março de 2024.
01/03/2024 — DER faz nova alteração e conclusão da Ponte está prevista para junho de 2024
27/05/2024 — DER-RJ confirma entrega da Ponte para o final de junho
17/06/2024 — Governo do Estado diz que conclusão está prevista para setembro
Fonte: Folha 1