A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), está diariamente avançando com suas ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Esse pequeno, mas perigoso inseto, é o vetor de doenças graves, e a equipe da CVAS está empenhada em proteger a saúde da população. A estratégia da equipe é eliminar focos de água parada, trabalho de educação e conscientização em saúde, entre outras atividades cotidianas.

Nas visitas, os agentes orientam os moradores sobre a importância de manter quintais limpos, caixas d’água bem fechadas e calhas desentupidas. “Cada pequena ação faz uma grande diferença. Nós estamos fazendo o nosso trabalho e precisamos da colaboração dos moradores, para que mantenham seus quintais e residências limpos”, reforça Jose Mauricio Jorge, coordenador da CVAS.

A equipe da CVAS também realiza palestras em escolas e associações de bairro. “Educar é a melhor forma de prevenir e nós estamos trabalhando, a fim de intensificar as ações educativas e informativas. Temos uma equipe de Educação em Saúde que realiza ações em escolas, feira livre e demais espaços”, diz Marcelo Poeys, secretário municipal de Saúde.

Fonte: DECOM

Deixe uma resposta