O aumento de umidade combinado com o forte calor na região é uma combinação para formação de tempestades. Por conta disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas que abrangem a maior do Rio de Janeiro, inclusive cidades da nossa região.

     O mais grave deles é o alerta laranja, que passou a vigorar às 12h de hoje e vai até 10h de amanhã. O alerta é o segundo nível em uma escala até três. Ele abrange Miracema, Pádua, Aperibé e Itaocara, no Noroeste, além de parte das regiões Sul e Serrana, incluindo cidades como Cantagalo, Cordeiro e Macuco. Pode chover de 50 a 100 milímetros, com risco de alagamentos, e ventos de até 100 km/h, com risco de queda de árvores.

    O outro alerta do INMET é de perigo potencial, simbolizado pela cor amarela, prevendo chuva de até 50 mm e ventos de até 60 km/h. O alerta é o menos grave da escala e abrande cidades das regiões dos lagos, metropolitana e costa verde.

    Mesmo cidades que estão fora dos alertas, como Campos e Itaperuna, por exemplo, também podem registrar tempestades. O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio (CEMADEN-RJ) emitiu um aviso válido para todo o estado prevendo chuva moderada a forte até a 0h de sábado (26).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here