Durante a sessão da Câmara de Campos desta quarta-feira (30), o vereador Juninho Virgílio (Podemos) destacou a importância do projeto de lei 1440/2019, que muda a classificação climática dos 22 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense para semiárida. O projeto de lei é de autoria do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), e foi apresentado no período em que ele era deputado federal. Ainda durante a sessão desta quarta, Juninho se colocou como candidato a presidente da Casa de Leis na próxima legislatura, e também direcionou a fala ao prefeito Wladimir, citando que “o exemplo arrasta”.  

Segundo Juninho Virgílio, é importante que os políticos das regiões Norte e Noroeste Fluminense se engajem para o projeto de lei ser pautado. “É importante porque 22 prefeitos de Brasília para o Senado buscar, não só que seja pautado o próximo projeto, mas buscar o voto nos partidos dele, tem peso. Agora, 22 presidentes de Câmara também tem peso”, disse o parlamentar.

O vereador destacou que o projeto de lei beneficiaria todos os municípios das duas regiões. “E é uma pauta que não é só para o município de Campos, é para a nossa região, onde 22 municípios, se esse projeto for pautado e aprovado, vai beneficiar. Você conhece muito bem, é ligado à área da agricultura, como esse projeto será de grande benefício para o município de Campos, mas para a nossa região”, comentou.

O projeto de lei 1440/2019 foi tema de uma reunião entre o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e o senador Ciro Nogueira (PP), nesta terça-feira (29) em Brasília. Na ocasião, Ciro Nogueira se comprometeu a trabalhar para que a proposta seja pautada e aprovada.”O prefeito veio aqui fazer um apelo à bancada dos Progressistas. Vou levar o seu pleito a senadora Tereza, que é a nossa grande líder, para que a gente possa fazer a aprovação desse projeto o mais rapidamente possível, que vai beneficiar muito a população de Campos e do Estado do Rio de Janeiro”, disse o senador.

O PL 1440/2019 altera a Lei nº 10.420, de 10 de abril de 2002, para estender a área de abrangência do Benefício Garantia-Safra aos 22 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, que teriam sua classificação climática alterada para semiárida. Além disso, cria o Fundo de Desenvolvimento Econômico do Norte e do Noroeste para apoiar as atividades produtivas e o desenvolvimento destes municípios.

Sobre sua candidatura à presidência da Câmara, o vereador Juninho Virgílio, que já foi vice-presidente da Casa, disse que tem se preparado, e tem vontade de colaborar ainda mais com a cidade, bucando tornar o Legislativo um espaço mais participativo. 

“Hoje, dedico minha fala ao prefeito do nosso município, que fez história batendo recorde de votos, conquistando mais de 192 mil eleitores, ao lado do vice-prefeito Frederico Paes. Prefeito, já tive a oportunidade de falar isso ao senhor antes e durante a eleição, mas hoje faço questão de reforçar aqui, da tribuna desta Casa: o exemplo arrasta. E quando me perguntam se sou candidato à presidência da Câmara na próxima legislatura, afirmo que sim, sou candidatíssimo. Como os demais colegas, tenho me preparado bastante, e, mais do que isso, tenho muita vontade de colaborar ainda mais com nossa cidade. Quero fazer desta Casa um espaço mais participativo. Precisamos, por exemplo, retomar o parlamento regional, reunir presidentes de câmaras dos 22 municípios que serão benéfico por essa PL,1440/19 e trabalhar juntos para que ela seja aprovada. Porque, prefeito, quando vejo o meu líder cumprindo o que prometeu à população, eu sinto o compromisso de fazer o mesmo”, concluiu.

Fonte: Folha 1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here