O primeiro dia de aplicação (03/11) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi concluído com um número menor de estudantes ausentes em comparação com a mesma etapa em 2023. Ao todo, cerca de 1,15 milhão de inscritos não compareceram aos locais de prova, o que corresponde a 26,6% do número total de participantes que fizeram a inscrição. A taxa de ausência foi menor do que a registrada em 2023, quando 28,1% do total de inscritos não fizeram a prova no primeiro dia.
Além do não comparecimento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que 4.999 participantes foram eliminados. Os números foram divulgados na noite de ontem pelo Ministro da Educação, Camilo Santana. Entre os motivos que levaram às quase 5 mil eliminações, estão porte de equipamento eletrônico, sair antes do horário permitido, desrespeito às orientações dos fiscais de prova, além de deixar o local antes dos 30 minutos finais da aplicação portando o caderno de prova.
Também foram registradas 689 intercorrências em todo o país, como emergências médicas, problemas com abastecimento de água e falta de luz. Os problemas foram principalmente em locais onde houveram um volume maior de chuvas desde o início do dia, como em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Neste último, em algumas cidades, os portões abriram mais cedo para não deixar que os participantes tomassem chuva.
Fonte: INEP