A espera enfim acabou para uma das obras mais aguardadas da região. A Ponte da Integração Deputado João Peixoto, conhecida como ‘Ponte da Integração’, que liga os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, foi oficialmente inaugurada nesta quarta-feira (12) pelo governador Cláudio Castro e pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi.
Com 34 vãos, 1.344 metros de comprimento e 16,2 de largura, a estrutura tem pista simples em mão dupla, acostamento, passagem para pedestres e ciclistas em uma das laterais e 35 postes com lâmpadas de LED. A obra teve investimento de R$ 291 milhões pelo Governo do Estado. A previsão é receber mais de 2.300 veículos por dia.
Acessos da ponte
- O acesso à cabeceira, pelo lado sul (lado São João da Barra), que liga a ponte à
BR-356, já foi pavimentado. - A previsão é que o segundo acesso (ligação com RJs 194 e 196 – lado São
Francisco de Itabapoana) seja completamente asfaltado até abril de 2025.
*A obra no trecho estava prevista para ser concluída em fevereiro, mas sofreu
atraso por causa de um processo de desapropriação - O DER, porém, já executa obras, desde dezembro, nas RJs 194 e 196.
- Os serviços incluem implantação de redes de drenagem, pavimentação,
acostamento e sinalização.
Histórico de atrasos
Sonho antigo do ex-deputado João Peixoto, que foi homenageado com o nome da ponte, A obra foi iniciada em 9 de julho de 2014 e paralisada no mesmo ano, ela foi reiniciada em 2015 e paralisada de novo em 2016. A obra foi reiniciada em 2018 e suspensa novamente no mesmo ano
A construção da ponte foi retomada pelo governador Cláudio Castro em fevereiro de 2022, após apelo do deputado Rodrigo Bacellar, e enfim foi entregue. A obra irá beneficiar 1 milhão de pessoas.
Fonte: Manchete RJ