A semana na região Sudeste será com previsão de chuva em quase todos os dias. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo possuem alerta para eventos intensos e de tempestades.
A segunda-feira (24/03), começou com muita nebulosidade sobre o Sudeste, mas sem ocorrência de chuva forte ou volumosa pela manhã. O Rio de Janeiro entra na semana de 24 a 30 de março com alerta de “clima severo” e “perigo potencial”, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A partir da tarde que as instabilidades começam a atuar e levam o risco para eventos intensos. Há alerta de pancadas de forte intensidade e para o risco de tempestades pontuais, que podem causar transtornos.
Na terça-feira (25), o tempo firme predomina pela manhã, sem potencial de chuva para nenhuma parte do Sudeste do Brasil. Mais para o fim do período, as chuvas já começam sobre o Rio de Janeiro e podem acontecer já com moderada intensidade.
A partir do meio da tarde até o início da noite, as instabilidades atuam e levam potencial para eventos mais intensos e para o risco de tempestades pontuais, mas para uma região mais restrita que no dia anterior.
Na quarta-feira (26), o padrão é muito semelhante ao da terça-feira (25), com tempo firme pela manhã e pancadas isoladas a partir da tarde, que podem ocorrer como tempestades pontuais, entretanto, o risco é mais restrito do Norte do Rio de Janeiro.
Na quinta-feira (27), as instabilidades continuam se formando a partir da tarde, com tempo firme predominado em todo o Sudeste pela manhã. O maior potencial de chuvas fica para o período entre o meio da tarde e o início da noite. Graças a uma região de cavado, proporcionado pela atuação de uma frente fria no oceano, as chuvas podem ocorrer de forma mais intensa e abrangente, levando maior risco para transtornos para o RJ.
O tempo vai seguir assim ao longo da semana, podendo ocorrer leve declínio na temperatura nos próximos dias. Há previsão de chuva, mesmo que de forma isolada para todos os dias. A semana termina com baixo potencial de chuvas e risco de transtornos.
Fonte: Serra News