Enquanto o Rio de Janeiro amanhece sem ter doses para vacinação pelo segundo dia seguido, o Ministério da Saúde tem 9,5 milhões de doses da Pfizer e Coronavac estocadas e paradas no centro de logística na cidade de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo o ministério, as doses ainda precisam receber certificações de qualidade para serem distribuídas. O ministério diz que começará ainda hoje a distribuir mais de 3 milhões de doses, que deverão começar a chegar aos Estados no fim-de-semana, informa a Globonews.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também reclamou que o Ministério da Saúde não está cumprindo acordo firmado com o estado e tem enviado menos doses do que o combinado.

No entanto, o ministério deixou 84 mil doses da vacina da Janssen, de dose única, em estoque ao longo de 40 dias, em vez de enviar os imunizantes aos estados brasileiros. Os dados foram extraídos da plataforma LocalizaSUS, comparados com as pautas de distribuição do Ministério para as secretarias e revelados pelo jornal Extra.

Em visita ao Rio de Janeiro, na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, rebateu o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e afirmou que o ministério não tinha “estoque de doses”. Segundo ele, o Departamento de Logística da pasta libera os imunizantes recebidos para estados e municípios assim que são cumpridos alguns trâmites burocráticos obrigatórios, como a autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

*Com informações de Yahoo Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here